Curso Transmissão sem Segredos – Conceitos de Engenharia de Componentes e Escalonamento
02/07/2019 2022-02-21 17:21Curso Transmissão sem Segredos – Conceitos de Engenharia de Componentes e Escalonamento
Curso Transmissão sem Segredos – Conceitos de Engenharia de Componentes e Escalonamento
Conceitos básicos de transmissões, tipos (Manual, Automatizada de mono e dupla-embreagem, automática escalonada com conversor de torque e CVT), pontos importantes de engenharia durante o desenvolvimento e conceitos de aplicação de cada transmissão tanto do ponto de vista de um fabricante para carro de rua como carro preparado para corridas, track-day, arrancadas e etc.
Objetivo
Demonstrar de maneira didática o funcionamento completo dos tipos de transmissão bem como os pontos importantes durante a fase de desenvolvimento da engenharia. Uma vez absorvidos estes conceitos, seguimos para o meio de otimização do escalonamento de marchas para cada tipo de aplicação no meio da preparação – velocidade máxima, melhor tempo de volta ou arrancada.
Utilizando muitos exemplos de experiências profissionais vividas pelos professores, Felipe Hoffmann, a proposta do curso é mostrar de forma didática aos amantes de carros conceitos e fundamentos sobre transmissões e como determinar o melhor escalonamento de marchas para cada necessidade do motorista/piloto, sem requerer de pré-formação na área. Utilizando apostila, animações, vídeos no telão, e peças reais, os alunos terão contato na prática com a teoria explicada.
Duração: 6h de vídeo aulas + exercícios extras.
Tempo de acesso ao curso e fórum: 6 meses sem limite de visualizações.
*Garantia de satisfação e reembolso total do valor pago de 7dias
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Apresentação do instrutor e introdução ao curso
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Introdução à transmissão, qual motivo de precisarmos de transmissões e tração dianteira X traseira
- Conceitos iniciais sobre transmissão – Introdução e qual o motivo de precisarmos dela
- Escalonamento de marchas – Conceitos básicos iniciais
- Número de marchas e correlação com curva de torque
- Tração dianteira – Vantagens, desvantagens e posicionamento de montagem
- Tração traseira – Vantagens, desvantagens e posicionamento de montagem
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Transmissão de acionamento manual
- Introdução ao sistema de transmissão manual
- Embreagem – Introdução, características necessárias de projeto
- Embreagem – Funcionamento
- Embreagem – Componentes e conceitos de engenharia
- Embreagem – Sistemas de acionamentos
- Caixa de transmissão manual – Introdução e funcionamento
- Como são engatadas as marchas e sicronizadores – Funcionamento e conceitos de engenharia.
- Sistema de seleção das marchas
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Transmissões de acionamento automático
- Introdução ao sistema de transmissão automático – Tipos de caixas de transmissão
- Transmissão do tipo automatizada mono-embreagem – Conceitos e funcionamento
- Transmissão do tipo automática epicíclica – Introdução, componentes e conceitos
- Conversor de torque – Funcionamento e conceitos
- Sistema epcíclico – Como são geradas as marchas
- Transmissão do tipo automática CVT – Introdução, componentes, funcionamento e conceitos
- Transmissão do tipo automática CVT – Por correia ou toroidal, com sistema epcíclico e detalhes do comportamento dinâmico
- Transmissão do tipo automática DCT – Introdução, componentes, funcionamento e conceitos
- Transmissão do tipo automática DCT – Qual o motivo de estarem desaparecendo
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Diferencial e componentes das árvores de transmissão
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Casamento entre motor e câmbio
- Escalonamento de marchas correto para melhorar a sensação de desempenho X consumo
- Otimização do conversor de torque e impacto no desempenho
- Estratégias de trocas de marchas em transmissões automáticas
- Dimensionamento das caixas de transmissões – Fatores de utilização/torque
- Torque-Truncation – Nem sempre libero tudo o que meu motor pode entregar
- Definição da melhor RPM para trocar de marcha visando desempenho – Conceitos e cálculos
- Definição do melhor escalonamento de marchas para pista