5 carros médios de preço razoável que você não pode comprar no Brasil
22/12/2020 2020-12-22 18:195 carros médios de preço razoável que você não pode comprar no Brasil
Ok, talvez você possa ter percebido dois erros logo de cara no título: não existem mais carros médios no Brasil, assim como também não existem preços razoáveis. Mas não é assim no resto do mundo. Os modelos conhecidos como médios por excelência, como o Golf, o Focus ou o Toyota Auris (o Corolla hatch) realmente costumam ser veículos de preços elevados. Mas em alguns mercados a indústria criou um subgrupo de carros de tamanho médio porém com alguma sofisticação a menos e preços menores. Esses modelos visam atender ao consumidor que às vezes jocosamente se diz comprar carro por metro. Esse consumidor deseja um veículo de tamanho acima do compacto, com algum conforto, mas sem pagar muito. Alguma semelhança com o Brasil? Pois é, mas no mercado brasileiro esse tipo de cliente não é muito valorizado e acaba sem opções. Por isso apresentamos 5 modelos que teoricamente poderiam ser fabricados e vendidos aqui a preços razoáveis, considerando seu posicionamento de mercado em outros países.
Índice Ecosport
Conversões diretas de valor pela taxa de câmbio do dia não são um bom parâmetro para comparação de preços de produtos entre países, já que as médias de renda são muito diferentes de um lugar para o outro. A renda média do cidadão estadunidense em 2018 foi de US$ 63.179, enquanto a do cidadão brasileiro foi de US$ 37.992. Portanto se um carro custa US$ 20.000 tanto nos EUA quanto no Brasil após a conversão, pesa muito menos na renda do cidadão estadunidense adquiri-lo do que na de um brasileiro. Por isso para comparação de valores será utilizado o índice de preços Ecosport. Assim como existe o índice Big Mac, que compara quanto custa o famoso sanduíche em diversos países, o preço do Ford Ecosport na Inglaterra será utilizado como parâmetro. No Brasil o preço-base de entrada do Ecosport é de R$ 80.490 em dez/2020. Na Inglaterra é de £ 20.845 em dez/2020. Foi utilizado o mercado inglês para comparação por ser um país com grande diversidade de oferta de modelos e preços estáveis.
Alguém poderia argumentar que por alguma questão específica do mercado inglês esses modelos médios custam menos que um SUV pequeno, no caso o Ecosport. Não é o caso. De maneira geral o posicionamento de preços dos veículos é parecido em todos os países da Europa e mesmo nos EUA. A título de curiosidade, o VW Golf custa a partir de £23.300 na Inglaterra, e o Focus a partir de £22.210, portanto mais caros que o Ecosport local que custa £20.845.
As versões de entrada dos modelos apresentados têm câmbio manual na Inglaterra. Isso não invalida a comparação, pois lá o Ecosport de entrada também tem câmbio manual. O preço do Ecosport brasileiro inclui o câmbio automático. Considerando que todo carro no Brasil acima do segmento compacto só é oferecido com câmbio automático, teoricamente esses modelos médios com câmbio manual poderiam custar ainda menos.
1 – Fiat Tipo/Egea
Fiat Tipo não é um nome estranho aos que acompanharam o sucesso do modelo importado para o Brasil nos anos 90. Ocorre que em 2015 a Fiat ressuscitou o nome Tipo, agora fabricado na Turquia e oferecido a diversos mercados. O novo Tipo é um caso interessante de veículo que ainda possui família de derivados, com versões hatch, sedan e perua. A versão sedan está disponível na Argentina desde 2017, equipada com o motor E.torQ 1.6.
O Tipo tem distância entre eixos de 2,63m e comprimento total de 4,36m. O porta-malas tem bons 440 litros de capacidade. Na Turquia em sua única versão à gasolina é equipado com o motor Fire 1.4 de 95cv. Na Inglaterra entretanto a versão à gasolina é equipada com motor 1.0 turbo de 100cv.
Na Inglaterra o Ecosport de entrada equipado com motor 1.0 Ecoboost custa £ 20.845. O Tipo de entrada custa £ 17.690, portanto 15,1% mais barato que o Ecosport. Aplicando essa diferença ao preço-base do Ecosport brasileiro, um Tipo custaria aqui R$ 68.300. Será que alguém pensou no Tipo brasileiro com motor E.torQ 1.8?
2 – Škoda Scala
O Škoda Scala é mais um fruto da prolífica plataforma MQB do grupo Volkswagen, a mesma do Polo e do Golf. Mas o Scala é bem maior: enquanto o Polo tem distância entre eixos de 2,56m e comprimento total de 4,05m, o Scala tem entre eixos de 2,64m e comprimento total de 4,36. Além desses números resultarem em maior espaço interno, o Scala tem um volume de porta-malas de consideráveis 467 litros, maior até que o do Nivus, com seus 415 litros.
No mercado europeu o Scala é equipado com o motor 1.0 TSI, oferecendo também o motor 1.5 TSI nas versões mais caras, além das versões com motor movido a diesel.
Na Inglaterra o Scala de entrada custa £ 18.455, portanto 11,5% mais barato que o Ecosport. Aplicando essa diferença ao preço-base do Ecosport brasileiro, um Scala custaria aqui R$ 71.250. Quem sabe se utilizando o bom motor MSI talvez ele pudesse custar ainda menos…
3 – Kia Ceed
Por um bom tempo o programa Top Gear utilizou o Kia Ceed como exemplo de carro de preço razoável, e não foi à toa. Na maioria dos mercados os veículos da Kia reúnem boa qualidade de construção com preços vantajosos diante dos concorrentes.
A distância entre eixos do Ceed é de 2,65m e o comprimento total é de 4,31m. O volume do porta-malas é de 395 litros. Na Inglaterra a versão de entrada à gasolina utiliza motor 1.0 turbo com 118cv, podendo ainda ser equipado com motor 1.4 turbo de 138cv e 1.6 turbo com 201 na versão esportiva GT.
Na Inglaterra o Ceed de entrada custa £ 18.855, portanto 9,5% mais barato que o Ecosport. Aplicando essa diferença ao preço-base do Ecosport brasileiro, um Ceed custaria aqui R$ 72.800. Quem sabe não repetiria o sucesso do Hyundai i30 em meados de 2010, quando tinha preço competitivo, boa motorização e ótimo conteúdo de equipamentos diante dos concorrentes.
4 – Opel Astra
Eis um velho conhecido dos brasileiros, um carro bem sucedido no nosso mercado que conta com muitos fãs. Ocorre que a Opel (ou Vauxhall no mercado inglês) nunca gozou de grande prestígio na Europa. Seus carros são vistos como meio insossos, apenas um meio de transporte. E isso é bom, pois faz com que seu posicionamento de preços seja bastante vantajoso para o consumidor.
A distância entre eixos do Astra é de 2,66m e o comprimento total é de 4,37m. O volume do porta-malas é de 370 litros. Na Inglaterra a versão de entrada a gasolina utiliza motor 1.2 turbo com 110cv.
Na Inglaterra o Astra de entrada custa £ 18.890, portanto 9,4% mais barato que o Ecosport. Aplicando essa diferença ao preço-base do Ecosport brasileiro, um Astra custaria R$ 72.940 no Brasil. Considerando que Opel foi adquirida pelo grupo PSA, talvez não fosse má ideia lançar a marca aqui.
5 – Seat Leon
Muitos se lembrarão da passagem da Seat pelo Brasil, dos anos 1995 a 2001. Havia concessionárias da marca vendendo os modelos Ibiza, Cordoba, Vario e Inca. Eram carros relativamente comuns nas ruas na época e compartilhavam a mecânica com seus primos da VW. O Polo Classic, fabricado na Argentina e vendido por aqui de 1997 a 2002 era um Seat Cordoba com o logotipo da VW. E aqui temos mais um representante do grupo VW construído sobre a plataforma MQB, o Seat Leon. É triste observar que na Europa a VW oferece pelo menos dois carros médios mais em conta que o Golf, enquanto no Brasil não há nenhum. O Leon tem distância entre eixos de 2,68m e comprimento total de 4,37m. A capacidade do porta-malas é de 380 litros, a mesma do VW Golf 8.
Assim como o Scala, o Leon é oferecido na Inglaterra com os motores 1.0 e 1.5 TSI. Na Inglaterra o Leon de entrada custa £ 19.855, portanto 4,7% mais barato que o Ecosport. Aplicando essa diferença ao preço-base do Ecosport brasileiro, um Leon custaria aqui R$ 76.670. Infelizmente a possibilidade de volta da Seat ao Brasil é mínima.