Artigo Técnico

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Pneus de baixa resistência ao rolamento têm comportamento pior em relação aos pneus comuns?

A dúvida é bem comum. Imagina-se que o pneu de baixa resistência ao rolamento, também conhecido como pneu “verde” devido...
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Escapamento: por que não fazer a saída pela lateral?

  É fato que o sistema de escapamento dos veículos é um “trambolho” que ocupa espaço e cria um monte...
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Filtro de partículas do Diesel: por que fica saturado

Em função de regras mais rígidas nos testes de emissões, os limites para o motor Diesel emitir material particulado estão cada...
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Motores elétricos: os desafios para obter altas potências

O avanço dos veículos elétricos causa incômodo aos amantes dos motores de combustão interna — caso deste engenheiro —, mas...
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Como o câmbio automático se adapta a cada condição?

As transmissões automáticas de veículos mais antigos, em geral projetados até a década de 1990, tinham grandes limitações de gerenciamento....
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Motor antigo pode usar Diesel com menos enxofre?

Para quem não tem acompanhando a evolução do diesel no Brasil, S-10 significa que o combustível tem apenas 10 ppm...
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Se freio a disco é melhor, por que ainda usam tambor?

O freio a disco realmente foi uma evolução nos automóveis, mas nem tudo é apenas vantagem. Na verdade, o freio...
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Na lama, controle de tração ajuda ou atrapalha?

De maneira geral, o controle eletrônico de tração favorece a capacidade motriz do veículo mesmo em pisos de baixa aderência...
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Pneus: a pressão pode afetar controles eletrônicos

  O pneu é o componente primário e principal no desenvolvimento de toda a dinâmica veicular. Variações entre suas características...
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Avanço de ignição: por que parece menor e até negativo nos motores atuais

Ao comparar avanços de ignição entre modelos e motores diferentes, tentar tirar alguma conclusão é tarefa complexa e sem uma...
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Motores: a eficiência no uso do combustível

Por que não se consegue extrair muito mais que 50% de eficiência dos motores de ciclos Otto e Diesel? Para...
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Buchas de poliuretano fazem bem ou mal à suspensão?

O grande desafio no projeto de um sistema de suspensão e direção é atender a diversos critérios que afetam uns...
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Estabilidade: entenda a falha da Hilux no teste do alce

Assim como sua antecessora, a nova Toyota Hilux foi reprovada no “teste do alce”. Isso muitas vezes não se deve...
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Vapor de gasolina: grande economia ou enganação?

Existem vários relatos circulando pela internet dizendo que é possível economizar combustível usando vapor de gasolina na admissão do motor....
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Altitude: quanta potência se perde em motor aspirado

É fato que os motores de aspiração natural levam desvantagem em altitude em relação aos turboalimentados, tanto que a implementação em massa...
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Câmbio automático: o que acontece se o motor parar

Nos veículos atuais as centrais eletrônicas do motor e da transmissão “conversam” o tempo todo, isso quando não é uma...
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Caixas de dupla embreagem saem de cena: por quê?

    Antes de mais nada, vale esclarecer um fato primordial. A transmissão mais eficiente em termos de rendimento e...
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Qual a vantagem dos injetores com aquecimento?

As vantagens do sistema de aquecimento dos injetores vão muito além do simples aquecimento do etanol durante a partida a...
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Como funciona a CVT da Jatco usada pela Nissan e Renault?

Não é de hoje que se usa o conceito de transmissão CVT em veículos. Há muito tempo já se utilizava...
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Motores Diesel – Chega de mitos ou achismos

Por que gera mais torque mas trabalha menor rotação? Qual o motivo de ter maior turbo-lag e realmente é mais...
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