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Mustang Mach 1 2021

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Mustang Mach 1 2021

A versão Mach 1 do novo Mustang traz melhorias e novidades estéticas e mecânicas em relação à versão Black Shadow.

A versão Mach1 do Mustang 2021 remete aos áureos tempos da versão Mach 1 de 1969 que bateu diversos recordes de velocidade e durabilidade na época. Apesar de ter sempre sido um carro caro e exótico no Brasil, o Mustang nasceu com a intenção de levar desempenho a baixo custo nos EUA, custando o mesmo que carros de família. Para se ter uma ideia de seu sucesso, ele é o esportivo mais vendido do mundo, com mais de 102 milhões de unidades vendidas no mundo.

O nome Mach 1 remete aos tempos em que a aviação estava brincando de passar da barreira do som, algo nada simples visto que diversas propriedades do ar se invertem (o que esfria passar a esquentar, o que reduz a pressão passa a aumentar). Tal nome era associado à esportividade no meio automotivo.

Apesar de ser um carro com melhor desempenho que as versões de entrada (no Brasil temos apenas a Black Shadow com motor V8 5.0 mas há versões que possuem motores 2.0 turbo 4 cilindros em outros mercados), o Mach 1 também busca grande diferenciação através do design externo e interno diferenciados. Até falsos faróis/entradas de ar na  grade foram colocados para diferenciá-lo das outras versões. Banco com faixa horizontal e número da série no painel também são outros diferenciais, contudo não entraremos tanto nestes detalhes, pois afinal, se você leitor chegou aqui é porque as outras mídias só focam nestes pontos enquanto deixam detalhes técnicos de lado.

Engenharia de um esportivo de verdade

Não é porque o Mustang Mach 1 seja uma versão mais esportiva de um carro esportivo que ele não vá oferecer mimos tecnológicos. O FordPass Connect permite que através do app do celular o dono possa controlar diversas funções, algumas bem úteis entre elas a opção de ativar a climatização remotamente. Mas a mais importante de todas está ligada ao sistema Sync3 que emite sinal de socorro, via celular, em caso de acidente. Há diversos relatos de donos de Mustang que dizem ter sido salvos por tal função, pois não é difícil se perder numa curva com um carro tão potente e de tração traseira. Há casos que o motorista caiu barranco abaixo e ficou preso às ferragens e o sistema Sync emitiu o sinal de alerta com a localização. A vantagem ainda por cima é que tal sistema integra um sistema de multimidia com sistema de som de 1000W com 12 auto-falantes e 1 subwoofer.

O motor é o mesmo V8 5.0L encontrado nas outras versões só que com uma leve apimentada, rendendo 17cv a mais. Entrega 56,7kgfm@4900rpm e 483cv@7250rpm e tal ganho vem do emprego de componentes das versões Bullitt, Shelby GT 350 e GT 500 (coletor de admissão, escape, borboleta maior e até o contestável filtro de ar esportivo estão lá). O aproveitamento de tanta potência é feito pela transmissão automática de 10 marchas, com um novo conversor de torque para saídas mais fortes ainda. A vantagem de ser ter tanta marcha é conseguir ter pouca diferença de rpm durante as trocas e permitir estar sempre perto da rotação de potência máxima.

Apesar do ganho modesto em relação à outra versão, a Mach 1 conta com recursos extras no conjunto motriz que garantem maior aptidão para o uso de pista. O sistema de arrefecimento do motor conta com dois radiadores extras laterais, que otimizam em até 50% a capacidade de troca de calor do motor e 75% da transmissão (que troca calor com o arrefecimento do motor). Tal melhoria é muito bem vinda pois não é incomum carros esportivos superaquecerem a transmissão em dias de calor em track-day.

Há também um sistema de arrefecimento lá na traseira para retirar calor do diferencial traseiro, capaz de remover até 3kW ou 4,1cv de calor do diferencial. Pode parecer estranho e até bobeira, mas leve em conta que um diferencial tenha a eficiência de 98% de transmissão de potência para as rodas. Isso significa que 2% viram calor em forma de atrito. Em 483cv isso significa 9,66cv ou 7,1kW em forma de calor que se não dissipado pode gerar a quebra do diferencial. Afinal, conforme se aumenta a temperatura de trabalho, se reduz a resistência mecânica como mostramos no vídeo:

O sistema de freios também conta com upgrades e dutos de ventilação para melhor arrefecimento.

Outro ponto positivo são os trabalhos na aerodinâmica que ajudam a jogar o Mustang mais para baixo em altas velocidades. Afinal, todo carro tende a voar em alta velocidade e o formato da carroceria do Mustang, com sua traseira fastback, ajuda mais ainda no efeito asa. O parachoque dianteiro, junto com o defletor gera 25% mais downforce que a versão “básica” do Mustang. Na traseira o spoiler na tampa traseira e o defletor inferior também garantem mais downforce ao mesmo tempo que quebram as turbulências que criam maior arrasto aerodinâmico.

 

O Mach 1 também conta com uma suspensão diferenciada, tanto em buchas, como barras estabilizadoras e os amortecedores Magneride, que alteram sua atuação de forma eletrônica. Tal sistema funciona com um fluído eletromagnético, que altera sua viscosidade em função do campo elétrico. Tal recurso visa otimizar desempenho em tocadas esportivas (tipo uma guinada rápida, em que quase instantaneamente o amortecedor ganha rigidez e diminui o movimento da carroceria) como no conforto em vias de pavimentação ruim.

Por dentro o painel de instrumentos, digital, possui configurações de desenho que lembram as primeiras versões do Mustang. A parte bacana é a possibilidade de inúmeros modos de condução configuráveis em vários aspectos. Vai muito além do comum modo sport de alguns carros que apenas altera a resposta do acelerador e quando muito as rotações de trocas de marchas. No Mustang se altera a velocidade de trocas de marchas, intervenção de ABS e ESC (que nunca se desligam totalmente mas permitem que o motorista abuse muito até mesmo a ponto de se perder em certas situações), controle de tração, atuação da suspensão, carga na direção e o chamativo ajuste do escapamento.

O modo do espamento altera o ruído emitido pelo motor, em 3 modos (através de defletores dentro do escapamento). O modo normal é pelo qual o carro precisa ser homologado, ou seja, relativamente comportado. Já os modos esportivo e pista são supostamente para serem utilizados fora de vias públicas mas quem resistiria deixar de dar a partida no Mustang no modo pista para ouvir o rugido e depois o gargarejo? Neste detalhe a Ford focou muito bem pois traz o sentimento de satisfação em ter um V8, fazendo esquecer o consumo e o meio ambiente sem qualquer culpa.

Não saberíamos dizer se o preço sugerido seria o ponto fraco, pois apesar de custar uma fortuna o Mustang Mach entrega muito mais técnica e emocionalmente que muitos carros de mesmo valor e pode incomodar muito a concorrência. Mas por outro lado, é um brinquedo para quem tem meio milhão de Reais na conta para gastar em diversão. E com certeza é muito melhor gastar este dinheiro num Mustang Mach 1 que no SUV da moda…

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